Taça Brasquímica de Equipes
10 de maio a 29 de junho
Aeroclube -Salvador-BA

__________

Taça BMG 2010
Baiano de Duplas
Finalizado

__________



sábado, 22 de maio de 2010

Handicap...



Um dos assuntos que recheou os e-mails dos federados da FBBol nesta semana foi a respeito do uso do handicap.

Fizemos uma pesquisa sobre o que dizem as regras utilizadas nos EUA que, por tratar-se do país onde mais se joga, tem norma para tudo.


O handicap é um valor, um “bônus”, que os jogadores e as equipes recebem, em determinadas competições, para que tenham condições justas e de equilíbrio ao enfrentarem adversários mais qualificados tecnicamente.

Nos EUA, a USBC recomenda que os percentuais de handicap, até os 100%, devem ser usados para equilibrar os jogos. A base do handicap, “próxima de zero”, deve ser calculada levando-se em consideração a maior média individual ou da equipe. Por exemplo, se a maior média individual for de 218, pode-se calcular o handicap base usando-se 100% de 220.

Uma outra opção é a de usar o handicap negativo. Por exemplo, aplicando 100% de 200, abater 100% do handicap acima de 200.

De acordo com a ABC/WIBC/YABA, cada liga pode estabelecer o número de partidas jogadas ou a jogar e a média base para o cálculo do handicap. Quando os atletas tem um histórico de partidas na liga suas médias podem ser usadas para chegar-se ao handicap inicial da competição.

Para novos atletas, que não tem registros das suas médias, a liga pode:

1. estabelecer um valor de handicap, conforme as regras determinadas pela liga organizadora do evento, até que este tenha suas próprias médias registradas.
2. usar um handicap retroativo, computado após o jogador ter feito suas primeiras três partidas. Este handicap será aplicado até o final da série atual e por todas as próximas séries do torneio.

Marcadores:


Postado por Odenis Oliveira às 16:31

Deixe seu comentário sobre esse post! 1 comentário(s).

_______________________

1 Comments:

Caro Odenis,

entendi em parte, por isso, sugiro que prepare um post onde aplique como calcular as fórmulas que apresentou.

Entendo também que o Salgado não é contrário a fórmula que é aplicada pela FBBOL para encontrar o handicap de cada atleta e sim que ele deve ser zerado a cada evento e recalculado a cada 3 partidas ou que exista um handicap para óleo curto e outro para longo.

Abraços

Billy

By Anonymous Anônimo, at 26 de maio de 2010 às 11:35  

Post a Comment




Você é o visitante:
Mande um e-mail: